top of page

(31) 97196-4010

Orientações sobre o cancelamento de consultas

1. Para quem é esta página?

Se você está buscando atendimento com um profissional da Fluid Saúde e marcou uma consulta, esta página traz informações pertinentes a você.

2. Por que existe uma política de cancelamento?

Os serviços de saúde "habituais" são compostos por uma agenda lotada, marcada a cada 20-30 minutos, e já considerando que uma parte dos pacientes não irão comparecer. Assim, não existe nenhum respeito por horário. Você comparece na clínica ou no consultório do seu médico(a) e não sabe se vai ser atendido no horário. Infelizmente essa é a regra. 

A Fluid Saúde é diferente: nós trabalhamos com reserva de horário. Assim, quando a sua consulta está marcada entre 10h e 11h, por exemplo, esse horário é somente seu e mais nenhum paciente será atendido ou avaliado nesse momento. É um contrato de exclusividade de horário.

3. Por que trabalhamos com reserva de horário?

Porque nós respeitamos o seu tempo. Se a consulta está marcada para as 10h, ela deve se iniciar às 10h. Não às 11h ou 12h. 

4. E se eu chegar atrasado(a)?

Bem, não há nenhum problema. Na prática, você fez uma reserva de horário. Vamos supor que você marcou uma consulta entre 10h e 11h. Se você chegar às 10h20, vamos entrar diretamente com você, sem nem mesmo abrir ficha na recepção, para que você possa utilizar os 40 minutos restantes do horário que você reservou. Nesse caso, perceba que nosso profissional médico ficou todo o período contratado à sua disposição, independente do horário que você chegar. Dessa forma, o pagamento se refere ao seu agendamento inicial, independente do horário que você chegou ou do tempo que ficou efetivamente na consulta.

5. E se eu precisar desmarcar uma consulta?

Bem, considerando que trabalhamos com exclusividade de horário, o momento que você desmarca a sua consulta impacta na chance de conseguirmos readequar a agenda e acomodar outros pacientes. O funcionamento é parecido com hotéis: quanto mais perto do horário você desmarcar, maior é a cobrança associada.

Assim:

1. Cancelamento 2 dias úteis ou antes, dentro do horário comercial: sem qualquer ônus ou pagamento por parte do paciente. Exemplo: consulta agendada para quarta-feira. Paciente avisou até as 18h da segunda-feira.

2. Cancelamento 1 dia útil antes até o fechamento do horário comercial: ônus de 50% do valor da consulta. Exemplo: consulta agendada para quarta-feira. Cancelamento da consulta entre segunda-feira 18h e terça-feira até as 18h.

3. Cancelamento no mesmo dia útil da consulta ou dia anterior após horário comercial: pagamento do valor integral da consulta 100%. Exemplo: consulta agendada para quarta-feira. Qualquer aviso após as 18h da terça-feira enquadra-se nessa categoria.

7. Tive um compromisso ou situação urgente e fiquei sabendo de forma urgente que não poderei comparecer. Como funciona?

Assim como a reserva de hóteis, o motivo do cancelamento não modifica as políticas de cancelamento. Assim, seja um motivo válido e justo ou simplesmente uma desistência, o impacto no trabalho e na agenda da Fluid Saúde é a mesma. Assim, cabe ao paciente identificar potenciais situações de cancelamento e antevê-las, de forma a evitar de pagar taxas desnecessárias.

8. Tive um problema de cancelamento e não pude comparecer. Também não desejo pagar as taxas aplicáveis. O que irá ocorrer?

Sendo a prestação de serviços médicos uma atividade comercial como outra qualquer, iremos dar entrada nos orgãos de crédito competentes, informando a presença de um débito pendente relacionado ao CPF do paciente.

9. Marquei um retorno de uma consulta anterior e não pude comparecer ou cancelei dentro de 2 dias úteis da marcação do mesmo. O que irá ocorrer?

Nesse caso, você perdeu o direito ao seu retorno. Caso precise remarcar outra avaliação, será necessário agendar uma nova consulta.

 

10. Não concordo com a política de cancelamento. O que devo fazer?

Você não deve marcar uma consulta conosco. Nós trabalhamos de forma muito séria, comprometida e, o mais importante, respeitando o tempo de nossos pacientes. Assim, se você não concorda ou acha injusto que sejamos absolutamente rígidos com os horários e não aceitemos atrasos, então os serviços da Fluid Saúde provavelmente não serão os mais adequados a você.

Produzido por Fluid Saúde - Dr. Alan Araújo - 2023.

Todos os direitos reservados.

bottom of page