top of page
MaterDei Hospital Contorno
Av. do Contorno, 9000
Barro Preto, Belo Horizonte - MG
30110-062
Cirurgia minimamente invasiva
Tel: (31) 97196-4010
Hipertireoidismo
Dr. Marco Aurélio Abrahao Reis - Endocrinologista
Belo Horizonte - MG
Bem-vindo(a) à página sobre Hipertireoidismo. Sou o Dr. Marco Aurélio Abrahao Reis, endocrinologista em Belo Horizonte - MG, e estou aqui para te ajudar a entender e encontrar o melhor tratamento para o seu caso. Busco uma medicina séria, humana e individualizada, com base em conhecimento atualizado e foco no seu bem-estar completo.
Quando consultar com especialista?
Eu, Dr. Marco Aurélio Abrahao Reis, já tratei milhares de pacientes, nas diferentes formas e fases do quadro de hipertireoidismo. Tenho todo o conhecimento técnico e intenção de ajudar a tomar a melhor decisão em relação ao seu tratamento. Se você perceber um ou mais dos sintomas descritos a seguir, é hora de procurar ajuda especializada. Conte comigo!
Índice
-
Visão geral
-
Quando consultar com um especialista?
-
Sintomas
-
Causas
-
Fatores de risco
-
Complicações
-
Problemas cardíacos
-
Ossos quebradiços
-
Problemas de visão
-
Pele descolorida e inchada
-
Crise tireotóxica
-
Diagnóstico
-
Tratamento
-
Doença ocular da tireoide
-
Doença de Graves
-
Enfrentamento e suporte
-
Preparando-se para sua consulta
-
O que você pode fazer
-
O que esperar do seu médico
-
Um recado do Dr. Marco Aurélio
-
Conheça o Dr. Marco Aurélio
-
Fontes bibliográficas
-
Aviso legal
-
Marcar consulta
Visão geral
O hipertireoidismo acontece quando a glândula tireoide produz muito hormônio tireoidiano. Essa condição também é chamada de tireoide hiperativa. O hipertireoidismo acelera o metabolismo do corpo. Isso pode causar muitos sintomas, como perda de peso, tremores nas mãos e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.
Vários tratamentos estão disponíveis para hipertireoidismo. Medicamentos antitireoidianos e radioiodo podem ser usados para diminuir a quantidade de hormônios que a glândula tireoide produz. Às vezes, o tratamento do hipertireoidismo inclui cirurgia para remover toda ou parte da glândula tireoide. Em alguns casos, dependendo do que está causando isso, o hipertireoidismo pode melhorar sem medicação ou outro tratamento.
Sintomas
O hipertireoidismo às vezes se parece com outros problemas de saúde. Isso pode dificultar o diagnóstico. Ele pode causar muitos sintomas, incluindo:
-
Perder peso sem tentar.
-
Batimento cardíaco acelerado, uma condição chamada taquicardia.
-
Batimento cardíaco irregular, também chamado de arritmia.
-
Batimentos cardíacos acelerados, às vezes chamados de palpitações cardíacas.
-
Aumento da fome.
-
Nervosismo, ansiedade e irritabilidade.
-
Tremor, geralmente um pequeno tremor nas mãos e dedos.
-
Sudorese.
-
Alterações nos ciclos menstruais.
-
Maior sensibilidade ao calor.
-
Alterações nos padrões intestinais, especialmente evacuações mais frequentes.
-
Aumento da glândula tireoide, às vezes chamado de bócio, que pode aparecer como um inchaço na base do pescoço.
-
Cansaço.
-
Fraqueza muscular.
-
Problemas de sono.
-
Pele quente e úmida.
-
Pele fina.
-
Cabelos finos e quebradiços.
Adultos mais velhos são mais propensos a apresentar sintomas difíceis de notar. Esses sintomas podem incluir batimento cardíaco irregular, perda de peso, depressão e sensação de fraqueza ou cansaço durante atividades comuns.
Causas
O hipertireoidismo pode ser causado por várias condições médicas que afetam a glândula tireoide. A tireoide é uma glândula pequena, em forma de borboleta, na base do pescoço. Ela tem um grande impacto no corpo. Cada parte do metabolismo é controlada por hormônios que a glândula tireoide produz.
A glândula tireoide produz dois hormônios principais: tiroxina (T-4) e triiodotironina (T-3). Esses hormônios afetam todas as células do corpo. Eles sustentam a taxa na qual o corpo usa gorduras e carboidratos. Eles ajudam a controlar a temperatura corporal. Eles têm um efeito na frequência cardíaca. E eles ajudam a controlar a quantidade de proteína que o corpo produz.
O hipertireoidismo acontece quando a glândula tireoide coloca muito desses hormônios tireoidianos na corrente sanguínea. Condições que podem levar ao hipertireoidismo incluem:
-
Doença de Graves. A doença de Graves é um distúrbio autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque a glândula tireoide. Isso faz com que a tireoide produza muito hormônio tireoidiano. A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo.
-
Nódulos tireoidianos hiperativos. Essa condição também é chamada de adenoma tóxico, bócio multinodular tóxico e doença de Plummer. Essa forma de hipertireoidismo acontece quando um adenoma tireoidiano produz muito hormônio. Um adenoma é uma parte da glândula que é isolada do resto da glândula. Ele forma caroços não cancerosos que podem fazer a tireoide ficar maior do que o normal.
-
Tireoidite. Essa condição acontece quando a glândula tireoide fica inflamada. Em alguns casos, é devido a um distúrbio autoimune. Em outros, a razão para isso não é clara. A inflamação pode fazer com que o hormônio tireoidiano extra armazenado na glândula tireoide vaze para a corrente sanguínea e cause sintomas de hipertireoidismo.
Fatores de risco
Os fatores de risco para hipertireoidismo incluem:
-
Histórico familiar de doença da tireoide, particularmente doença de Graves.
-
Histórico pessoal de certas doenças crônicas, incluindo anemia perniciosa e insuficiência adrenal primária.
-
Uma gravidez recente, que aumenta o risco de desenvolver tireoidite. Isso pode levar ao hipertireoidismo.
Marque a sua consulta com especialista
Para que você receba um diagnóstico preciso da sua situação é recomendável que passe pela avaliação com um especialista em endocrinologia para saber qual o melhor tratamento para você.
Dr. Marco Aurélio Abrahao Reis - Endocrinologista
Belo Horizonte - MG
Telefone e WhatsApp: (31) 97196-4010
Complicações
O hipertireoidismo pode levar às seguintes complicações:
Problemas cardíacos
Algumas das complicações mais sérias do hipertireoidismo envolvem o coração, incluindo:
-
Um distúrbio do ritmo cardíaco chamado fibrilação atrial que aumenta o risco de derrame.
-
Insuficiência cardíaca congestiva, uma condição na qual o coração não consegue circular sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
Ossos quebradiços
Hipertireoidismo não tratado pode levar a ossos fracos e quebradiços. Essa condição é chamada de osteoporose. A força dos ossos depende, em parte, da quantidade de cálcio e outros minerais neles. Muito hormônio tireoidiano dificulta que o corpo leve cálcio para os ossos.
Problemas de visão
Algumas pessoas com hipertireoidismo desenvolvem um problema chamado doença ocular da tireoide. É mais comum em pessoas que fumam. Esse distúrbio afeta os músculos e outros tecidos ao redor dos olhos.
Os sintomas da doença ocular da tireoide incluem:
-
Olhos esbugalhados.
-
Sensação de areia nos olhos.
-
Pressão ou dor nos olhos.
-
Pálpebras inchadas ou retraídas.
-
Olhos avermelhados ou inflamados.
-
Sensibilidade à luz.
-
Visão dupla.
Problemas oculares não tratados podem causar perda de visão.
Pele descolorida e inchada
Em casos raros, pessoas com doença de Graves desenvolvem dermopatia de Graves. Isso faz com que a pele mude de cor e inche, geralmente nas canelas e nos pés.
Crise tireotóxica
Essa condição rara também é chamada de tempestade tireoidiana. O hipertireoidismo aumenta o risco de crise tireotóxica. Ele causa sintomas graves, às vezes fatais. Ele requer cuidados médicos de emergência. Os sintomas podem incluir:
-
Febre.
-
Batimento cardíaco acelerado.
-
Náusea.
-
Vômito.
-
Diarréia.
-
Desidratação.
-
Confusão.
-
Delírio.
Diagnóstico
O hipertireoidismo é diagnosticado com histórico médico, exame físico e exames de sangue. Dependendo dos resultados dos exames de sangue, você pode precisar de outros exames também.
-
Histórico médico e exame físico. Durante o exame, seu médico pode verificar:
-
Leve tremor nos dedos e nas mãos.
-
Reflexos hiperativos.
-
Pulso rápido ou irregular.
-
Alterações nos olhos.
-
Pele quente e úmida.
-
-
Seu médico também examina sua glândula tireoide enquanto você engole para ver se ela está maior do que o normal, irregular ou sensível.
-
Exames de sangue. Exames de sangue que medem os hormônios T-4 e T-3 e o hormônio estimulante da tireoide (TSH) podem confirmar um diagnóstico de hipertireoidismo. Um alto nível de T-4 e um baixo nível de TSH são comuns em pessoas com hipertireoidismo.
Os exames de sangue são particularmente importantes para adultos mais velhos porque eles podem não apresentar os sintomas clássicos de hipertireoidismo.
Os exames de sangue da tireoide podem dar resultados falsos se você tomar biotina. A biotina é um suplemento de vitamina B que também pode ser encontrado em multivitamínicos. Informe ao seu médico se você estiver tomando biotina ou um multivitamínico com biotina. Para garantir que seu exame de sangue seja preciso, seu médico pode pedir que você pare de tomar biotina de 3 a 5 dias antes do teste.
Se os resultados dos exames de sangue mostrarem hipertireoidismo, seu médico pode sugerir um dos seguintes testes. Eles podem ajudar a descobrir por que sua tireoide está hiperativa.
-
Exame de varredura e captação de radioiodo. Para esse teste, você toma uma pequena dose de iodo radioativo, chamado radioiodo, para ver quanto dele se acumula na sua glândula tireoide e onde ele se acumula na glândula.
Se sua glândula tireoide absorve uma quantidade alta de radioiodo, isso significa que sua glândula tireoide está produzindo muito hormônio tireoidiano. A causa mais provável é doença de Graves ou nódulos tireoidianos hiperativos.
Se sua glândula tireoide absorve uma quantidade baixa de radioiodo, isso significa que os hormônios armazenados na glândula tireoide estão vazando para a corrente sanguínea. Nesse caso, é provável que você tenha tireoidite. -
Ultrassonografia da tireoide. Este teste usa ondas sonoras de alta frequência para fazer imagens da tireoide. O ultrassom pode ser melhor para encontrar nódulos da tireoide do que outros testes. Não há exposição à radiação com esse teste, então ele pode ser usado para mulheres grávidas ou lactantes, ou para pessoas que não podem tomar radioiodo.
Tratamento
Existem vários tratamentos disponíveis para hipertireoidismo. A melhor abordagem para você depende da sua idade e saúde. A causa subjacente do hipertireoidismo e quão grave ele é também fazem a diferença. Sua preferência pessoal também deve ser considerada quando você e seu médico decidirem sobre um plano de tratamento, o qual pode incluir:
-
Medicamento antitireoidiano. Esses medicamentos aliviam lentamente os sintomas do hipertireoidismo, evitando que a glândula tireoide produza muitos hormônios. Os sintomas geralmente começam a melhorar dentro de algumas semanas a meses.
O tratamento com medicamentos antitireoidianos geralmente dura de 12 a 18 meses. Depois disso, a dose pode ser lentamente diminuída ou interrompida se os sintomas desaparecerem e se os resultados dos exames de sangue mostrarem que os níveis de hormônio tireoidiano retornaram à faixa padrão. Para algumas pessoas, os medicamentos antitireoidianos colocam o hipertireoidismo em remissão de longo prazo. Mas outras pessoas podem descobrir que o hipertireoidismo volta após esse tratamento. -
Betabloqueadores. Esses medicamentos não afetam os níveis de hormônio da tireoide. Mas eles podem diminuir os sintomas do hipertireoidismo, como tremor, frequência cardíaca rápida e palpitações cardíacas. Às vezes, os profissionais de saúde os prescrevem para aliviar os sintomas até que os hormônios da tireoide estejam mais próximos de um nível padrão.
-
Terapia com radioiodo. A glândula tireoide absorve radioiodo. Esse tratamento faz com que a glândula encolha, e os sintomas geralmente diminuem em alguns meses. A terapia com radioiodo geralmente faz com que a atividade da tireoide diminua o suficiente para tornar a glândula tireoide hipoativa. Essa condição é o hipotireoidismo. Por causa disso, com o tempo, você pode precisar tomar medicamentos para repor os hormônios da tireoide.
-
Tireoidectomia. Esta é uma cirurgia para remover parte ou toda a glândula tireoide. Não é usada com frequência para tratar hipertireoidismo. Mas pode ser uma opção para mulheres grávidas. Também pode ser uma escolha para aqueles que não podem tomar medicamentos antitireoidianos e não querem ou não podem tomar terapia com radioiodo.
Os riscos dessa cirurgia incluem danos às cordas vocais e às glândulas paratireoides. As glândulas paratireoides são quatro pequenas glândulas na parte de trás da tireoide. Elas ajudam a controlar o nível de cálcio no sangue.
Pessoas que fizeram tireoidectomia ou terapia com radioiodo precisam de tratamento permanente com hormônios da tireoide. Se as glândulas paratireoides forem removidas durante a cirurgia, medicamentos também são necessários para manter o cálcio no sangue em uma faixa saudável.
Doença ocular da tireoide
Se você tem doença ocular da tireoide, pode ser capaz de controlar sintomas leves com medidas de autocuidado, como gotas de lágrimas artificiais e géis lubrificantes para os olhos. Evitar vento e luzes brilhantes também pode ajudar.
Sintomas mais graves podem precisar de tratamento com medicamentos chamados corticosteroides. Eles podem diminuir o inchaço atrás dos globos oculares. Se esses medicamentos não aliviarem os sintomas, outros medicamentos às vezes são usados para tratar a doença ocular da tireoide.
Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para tratar doenças oculares da tireoide, incluindo:
-
Cirurgia de descompressão orbital. Nesta cirurgia, o osso entre a cavidade ocular e os seios nasais é removido. Esta cirurgia pode melhorar a visão. Também dá mais espaço aos olhos, para que eles possam voltar à posição normal. Há risco de complicações com esta cirurgia. Se você tiver visão dupla antes da cirurgia, ela pode não desaparecer depois. Algumas pessoas desenvolvem visão dupla após a cirurgia.
-
Cirurgia do músculo ocular. Às vezes, o tecido cicatricial da doença ocular da tireoide pode fazer com que um ou mais músculos oculares fiquem muito curtos. Isso desalinha os olhos, causando visão dupla. A cirurgia do músculo ocular pode corrigir a visão dupla cortando o músculo do globo ocular e conectando-o novamente numa posição mais para trás.
Doença de Graves
Se você tem a doença de Graves, que causa problemas nos olhos ou na pele, seguir as seguintes etapas pode ajudar a aliviar os sintomas:
-
Não fume. O tabagismo tem sido associado ao desenvolvimento de doença ocular da tireoide e pode também fazer com que os sintomas voltem após o tratamento.
-
Mantenha os olhos lubrificados. Colírios podem ajudar a aliviar a secura e a coceira. Uma compressa fria também pode fornecer umidade. Se seus olhos não fecharem completamente, um gel lubrificante na hora de dormir pode ajudar a evitar que a córnea resseque. Algumas pessoas também fecham as pálpebras com fita adesiva enquanto dormem.
-
Proteja seus olhos. Use óculos de sol para ajudar a proteger seus olhos do sol e do vento.
-
Mantenha a cabeça erguida. Elevar a cabeceira da cama pode diminuir o inchaço e aliviar a pressão nos olhos.
-
Use cremes para pele inchada. Cremes contendo hidrocortisona podem ajudar a aliviar a pele inchada nas canelas e pés. Para obter ajuda para encontrar esses cremes, pergunte ao seu médico ou a um farmacêutico.
Enfrentamento e suporte
Se você foi diagnosticado com hipertireoidismo, é importante que você obtenha o cuidado médico de que precisa. Depois que você e seu médico decidirem sobre um plano de tratamento, também há algumas coisas que você pode fazer para lidar com a condição e ajudar seu corpo a se curar.
-
Faça exercícios regularmente. Os exercícios podem ajudar você a se sentir melhor. Eles melhoram o tônus muscular e ajudam a manter seu coração e pulmões saudáveis. Os exercícios também podem ajudar você a se sentir mais energético.
-
Aprenda técnicas de relaxamento. Muitas técnicas de relaxamento podem ajudar você a manter uma perspectiva positiva, especialmente ao lidar com doenças. Pesquisas mostram que, para a doença de Graves em particular, o estresse é um fator de risco. Aprender a relaxar e encontrar uma sensação de calma pode ajudar a sustentar seu bem-estar físico e mental.
Preparando-se para sua consulta
Você provavelmente começará consultando seu médico de atenção primária. Mas você pode ser encaminhado diretamente a um especialista em distúrbios hormonais, chamado endocrinologista. Se você tiver problemas oculares, também poderá ser encaminhado a um oftalmologista.
Aqui estão algumas informações para ajudar você a se preparar para sua consulta e saber o que esperar do seu médico.
O que você pode fazer
-
Esteja ciente de quaisquer restrições pré-consulta. Quando marcar a consulta, pergunte se há algo que você precisa fazer para se preparar para ela, como não comer ou beber por um certo período de tempo.
-
Anote quaisquer sintomas que você tenha, incluindo aqueles que possam parecer não relacionados ao motivo pelo qual você agendou a consulta.
-
Anote informações pessoais importantes, incluindo quaisquer grandes estresses ou mudanças recentes na vida.
-
Faça uma lista de todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que você está tomando, especialmente aqueles que contêm biotina.
-
Leve um familiar ou amigo, se possível. Alguém que esteja com você pode lembrar de informações que você perdeu ou esqueceu.
-
Anote perguntas para fazer ao seu médico.
Escrever uma lista de perguntas ajudará você a aproveitar ao máximo o tempo com seu profissional de saúde. Para hipertireoidismo, algumas perguntas a serem feitas incluem:
-
Qual é a causa mais provável dos meus sintomas?
-
Existem outras causas possíveis?
-
Quais testes preciso fazer?
-
Minha condição é provavelmente temporária ou duradoura?
-
Quais opções de tratamento estão disponíveis e qual você recomenda para mim?
-
Tenho outras condições de saúde. Como posso lidar com essas condições juntas?
-
Devo consultar um especialista?
-
Existe uma alternativa genérica ao medicamento que você está prescrevendo?
-
Você tem folhetos ou outro material impresso que eu possa levar? Quais sites você recomenda?
Não hesite em fazer outras perguntas.
O que esperar do seu médico
É provável que seu médico lhe faça algumas perguntas, incluindo:
-
Quando seus sintomas começaram?
-
Seus sintomas foram contínuos ou ocasionais?
-
Quão graves são seus sintomas?
-
O que, se houver algo, melhora seus sintomas?
-
O que, se houver algo, piora seus sintomas?
-
Tem algum membro da sua família com doença da tireoide?
-
Você fez algum exame radiológico recente que utilizou contraste intravenoso?
Reunir essas informações ajudará você e sua equipe de saúde a escolher o tipo de tratamento que funcionará melhor para você.
Um recado do Dr. Marco Aurélio
Se você está sofrendo com hipertireoidismo, gostaria de enfatizar a importância de procurar ajuda médica especializada o quanto antes. Como especialista em endocrinologia, estou aqui para ajudá-lo. Durante a consulta, farei uma avaliação cuidadosa do seu caso e oferecerei orientações personalizadas de acordo com suas necessidades individuais. Com base nessa avaliação, poderemos explorar as opções de tratamento disponíveis, incluindo tanto abordagens conservadoras quanto as técnicas mais modernas atualmente em uso. Não prolongue seu sofrimento. Marque uma consulta comigo e vamos trabalhar juntos para encontrar uma solução efetiva para você.
Conheça o Dr. Marco Aurélio
A melhor forma de conhecermos o trabalho de alguém é vendo o que as pessoas que foram tratadas anteriormente têm a dizer.
Tratamento eficaz
Tratamento duradouro
Atenção aos detalhes
Tratamento eficaz
1/17
Médico, endocrinologista
🎓Graduação em medicina pela faculdade de medicina de Barbacena-MG (FAME).
😷 Residência médica em clínica médica pelo Hospital do IPSEMG.
😷 Residência médica em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Felício Rocho.
Atualmente:
🧑🏻⚕️Médico endocrinologista do CEM.
Consultório no edifício MedPlex
Dr. Marco Aurélio
Consultório Dr. Marco Aurélio
MedPlex
Dr. Marco Aurélio
1/5
Consultório particular Santo Agostinho - Fluid Saúde
Atendimento particular
Rua dos Aimorés, 3140 - Belo Horizonte - MG, 30140-073
Tel e WhatsApp: (31) 97196-4010
Fontes bibliográficas
- Hyperthyroidism - Symptoms and causes - Mayo Clinic
- Hyperthyroidism - Diagnosis and treatment - Mayo Clinic
- https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/disturbios-tireoide/
- https://www.todamateria.com.br/hipotireoidismo/
Palavras chave: Hipertireoidismo, Tireoide hiperativa, Hormônio tireoidiano, Sintomas do hipertireoidismo, Sudorese, Alterações intestinais, Medicamentos antitireoidianos, Doença de Graves, Adenoma tireoidiano, Tireoidite pós-gravidez, Tireoidite, Crise tireotóxica, Radioiodo, Nódulos da tireoide, Tireoidectomia, Tônus muscular
Aviso legal
A Fluid Saúde se dedica a garantir atendimento de alta qualidade ao paciente. O conteúdo aqui presente é inclusivo, mas não prescritivo. Seu objetivo é fornecer informações sobre doenças e processos, em vez de ditar uma forma específica de tratamento. Destinam-se ao uso de todos os profissionais de saúde e pacientes que desejam informações sobre o manejo das condições abordadas. Deve-se reconhecer que esta página não deve ser considerada como inclusiva de todos os métodos adequados de tratamento ou excluindo métodos de tratamento razoavelmente direcionados para obter os mesmos resultados. O julgamento final sobre a propriedade de qualquer procedimento específico deve ser feito pelo médico à luz de todas as circunstâncias apresentadas pelo paciente individual.
Produzido por Fluid Saúde.
Todos os direitos reservados.
bottom of page