top of page
FluidWhiteSemColoproctologia.png
Fluid com coloproctologia_edited_edited.png

Hemorroidas (doença hemorroidária)

Foto Dr. Alan Araújo Coloproctologista

Dr. Alan Araújo - Coloproctologista
Rede MaterDei - Belo Horizonte - MG

Hemorroidas (doença hemorroidária) são veias inchadas que se localizam em seu ânus e/ou reto inferior, semelhantes a varizes. As hemorroidas podem se desenvolver dentro do reto (hemorroidas internas, que podem sair para o exterior) ou sob a pele ao redor do ânus (hemorroidas externas). Quase três em cada quatro adultos terão sintomas de hemorroidas de tempos em tempos. As hemorroidas têm várias causas, mas muitas vezes a causa é desconhecida. Felizmente, existem opções eficazes para tratar hemorróidas. Muitas pessoas obtêm alívio com tratamentos caseiros e mudanças no estilo de vida.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas incluem:

  • Hemorroidas externas: dor ou desconforto, coceira ou irritação da pele na região perianal, edema (inchaço) ao redor do ânus, sangramento.

  • Hemorroidas internas: sangramento sem dor durante evacuação (sangue vermelho vivo), prolapso hemorroidario (saída da hemorroida para o exterior), com dor e irritação.

  • Hemorroida trombosada: dor intensa, inchaço, inflamação, presença de um caroço duro próximo ao ânus.

Quem é afetado? Quais os fatores de risco?

Qualquer pessoa pode ter hemorroidas sintomáticas, até mesmo adolescentes (como as hemorroidas demoram um pouco para se desenvolver, elas são incomuns em crianças). O seu risco aumenta se você:

  • Está acima do peso ou é obeso,

  • Está grávida,

  • Apresenta uma dieta pobre em fibras,

  • Tem constipação crônica (prisão de ventre) ou diarréia,

  • Levanta regularmente objetos pesados,

  • Passa muito tempo sentado no vaso sanitário,

  • Faz muito esforço para conseguir evacuar.

Anatomia do canal anal com hemorroidas.

Quando consultar com especialista?

Se você apresenta qualquer um dos sintomas mencionados acima, é recomendável que passe pela avaliação com um especialista (coloproctologista) para melhor esclarecimento diagnóstico.

Consultório particular Santo Agostinho

Atendimento particular, opções de consultas de 40 minutos, 1 hora, 1h30, 2 horas.

Rua dos Aimorés, 3140 - Belo Horizonte - MG, 30140-073

Tel e WhatsApp: (31) 97196-4010

Consultório particular Nova Lima

Atendimento particular, opções de consultas de 40 minutos, 1 hora, 1h30, 2 horas.

Alameda Oscar Niemeyer, 420 - 5º andar Sala 501 - Vale do Sereno, Nova Lima - MG, 34006-049

Tel e WhatsApp: (31) 97196-4010

Consultório MaterDei - Mais Saúde

Atendimento a todos os convênios aceitos no MaterDei Santo Agostinho

R. Bernardo Guimarães, 2785 - Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, 30140-085

Tel: (31) 3339-9595

Existe prevenção para as hemorroidas?

A prevenção consiste, na verdade, em evitar as situações que são consideradas fatores de risco. Assim, você deve evitar esforço evacuatório excessivo (passe por uma consulta médica com coloproctologista, se for o caso), evitar sentar no vaso sanitário por períodos prolongados, evitar diarreia crônica ou constipação (prisão de ventre), evitar obesidade ou sobrepeso, evitar dieta pobre em fibras, evitar esforço com levantamento de peso frequente.

Qual a diferença entre hemorroida e fissura?

Hemorroidas e fissuras anais causam sintomas semelhantes, como coceira, dor e sangramento. Enquanto as veias inchadas causam hemorroidas, uma ferida no revestimento do ânus é o que conhecemos como fissura anal. Seu médico fará um exame físico e poderá solicitar exames para descobrir o que está causando seus sintomas.

ShowImage.jfif

Fissura anal. Fonte: Cleveland Clinic

Exames para diagnosticar as hemorroidas

O diagnóstico das hemorroidas ocorre com base nos sintomas e no exame físico. Você deve passar por:

  • Exame digital do reto (toque retal): seu médico faz o toque retal com uso de lubrificante para sentir as veias inchadas.

  • Anuscopia: seu médico usa um anoscópio (tubo iluminado) para visualizar o revestimento do ânus e do reto.

  • Sigmoidoscopia: Seu médico usa um sigmoidoscópio (tubo iluminado com uma câmera) para visualizar dentro da parte final do cólon (sigmóide) e do reto. Os tipos de procedimento incluem sigmoidoscopia flexível e sigmoidoscopia rígida (proctoscopia).

Exame de anuscopia

Anuscopia. Fonte: ILiveOk

Esses testes podem ser desconfortáveis, mas não são dolorosos. Eles geralmente ocorrem no próprio consultório médico ou ambulatório, com anestesia local tópica. Você vai para casa no mesmo dia. Seu médico pode indicar uma colonoscopia para confirmar os achados de outros testes ou verificar se há sinais de câncer de cólon.

Complicações

As hemorroidas podem ser desconfortáveis e dolorosas, mas não costumam causar problemas sérios. As pessoas com hemorroidas desenvolvem, casualmente:

  • Anemia,

  • Coágulos de sangue em hemorróidas externas (trombose hemorroidária),

  • Infecção,

  • Plicomas (aba de pele que se forma no ânus),

  • Hemorroidas estranguladas (músculos no ânus cortam o fluxo sanguíneo para uma hemorroida interna prolapsada).

Qual o grau da sua hemorroida?

Tipos e graus de hemorroidas

A escala que utilizamos mais frequentemente divide a doença hemorroidária em 4 graus:

  • Grau 1: as hemorroidas de grau 1 podem inchar ligeiramente dentro do canal anal, mas não saem para o exterior. O paciente geralmente não sabe que possui hemorroidas, a não ser que passe pelo exame no consultório e sejam detectadas.

  • Grau 2: as hemorroidas internas de grau 2 incham e prolapsam para fora do canal anal ao evacuar ou fazer algum esforço. Elas retornam, entretanto, espontaneamente ao canal anal depois (ou seja, não é necessário "empurrar" a hemorroida para dentro).

  • Grau 3: as hemorroidas internas de grau 3 prolapsam para fora do canal anal durante esforço ou evacuação. Elas somente retornam para o interior se o paciente "empurrar" os mamilos hemorroidários para dentro.

  • Grau 4: as hemorroidas internas de grau 4 são graves, não retornam para o interior do canal anal e têm o potencial de estrangular, o que pode causar dor extrema.

Como tratar as hemorroidas em casa?

Muitas vezes, você pode aliviar a dor leve, o inchaço e a inflamação das hemorroidas com tratamentos caseiros.

  • Coma alimentos ricos em fibras: coma mais frutas, legumes e grãos integrais. Isso amolece as fezes e aumenta seu volume, o que ajudará a evitar o esforço que pode piorar os sintomas das hemorroidas existentes. Adicione fibras à sua dieta lentamente para evitar problemas com gases.

  • Tome mais água.

  • ​Use tratamentos tópicos: aplique um creme ou supositório para hemorroidas de venda livre contendo agentes de ação tópica (ex: Proctan®, Proctosan®, Proctyl®). Você não deve usar esses cremes por mais de 7 dias.

  • Realize regularmente um banho quente ou banho de assento: mergulhe a região anal em água morna por 10 a 15 minutos, duas a três vezes ao dia. Dica: você pode comprar um acessório que se encaixa no vaso sanitário e facilita a realização do banho de assento (pesquise por: "sitz bath").

  • Use analgésicos/anti-inflamatórios orais: caso não tenha alergia, você pode usar dipirona (Novalgina®), paracetamol (Tylenol®), aspirina (AAS) ou ibuprofeno (Advil®). Essas medicações podem temporariamente ajudar a aliviar seu desconforto. Não utilize anti-inflamatórios por mais de 5 dias sem indicação médica (estão associados a úlceras no estômago e problemas renais).

  • Não use papel higiênico: prefira a limpeza com duchas ou lenço umidecido.


​Com esses tratamentos, os sintomas das hemorroidas geralmente desaparecem em uma semana. Consulte o seu médico em uma semana se não obtiver alívio, ou mais cedo se tiver dor intensa ou sangramento.

Tratamento minimamente invasivo de hemorroidas

Você deve consultar com seu médico se os sintomas piorarem ou interferirem em sua vida diária ou sono. Também procure ajuda se os sinais não melhorarem após 5-7 dias de tratamentos em casa. Como opções de tratamento minimamente invasivo, temos:

  • Ligadura elástica: Um pequeno elástico colocado ao redor da base de uma hemorroida corta o suprimento de sangue para a veia. Esse procedimento pode ser feito no consultório, gera algum grau de dor e desconforto anal nos primeiros 3 dias, e é muito bem indicado para doença hemorroidária grau 2 ou grau 3 inicial. Após alguns dias, o elástico e o mamilo hemorroidario "caem", o que pode gerar um pequeno sangramento.

Ligadura elástica de hemorroidas
  • Eletrocoagulação: Uma corrente elétrica interrompe o fluxo sanguíneo para uma hemorroida. Muitas vezes o procedimento é realizado utilizando os mesmos equipamentos utilizados na colonoscopia. Possui efetividade limitada, apesar de apresentar menos dor e desconforto. É indicada para quadros mais inicias.

Eletrocoagulação de hemorroidas

Eletrocoagulação.
Fonte: Monmouth Digestive Health

  • Coagulação infravermelha: Uma pequena sonda inserida no reto transmite calor para os mamilos hemorroidarios, com objetivo de causar uma fibrose local e diminuição do tamanho dos mamilos. Apresenta pouca dor, mas sua eficácia é limitada, sendo indicada para doença hemorroidária de menor extensão.

Coagulação infravermelha de hemorroidas

Coagulação infravermelha.

Fonte: Monmouth Digestive Health

  • Escleroterapia: Um produto químico injetado na veia inchada destrói o tecido hemorroidário. Assim como a eletrocoagulação e a coagulação infravermelha, é indicada para quadros mais iniciais, apresenta pouca dor e desconforto.

Escleroterapia de doença hemorroidária

Escleroterapia.

Fonte: Monmouth Digestive Health

  • THD (desvascularização arterial transanal hemorroidária): O procedimento usa uma sonda de ultrassom mini Doppler para identificar e tratar os vasos sanguíneos que suprem as hemorroidas, fazendo com que elas encolham. Como não ocorre corte ou excisão de tecido, o procedimento THD causa menos dor e dano tecidual, o que permite uma recuperação mais rápida em comparação com o tratamento cirúrgico convencional de hemorroidas. Entretanto, apresenta menor eficácia para casos mais avançados.

THD para hemorroidas

Tratamento cirúrgico de hemorroidas

As opções cirúrgicas incluem:

  • Hemorroidectomia: A cirurgia remove grandes hemorróidas externas ou internas prolapsadas. É a técnica tradicional e mais antiga, com ótimos resultados. Pode tratar doença hemorroidária avançada (grau 4), com boa resolução. É amplamente disponível e é coberta por todos os planos de saúde. O ponto negativo é que o pós-operatório é marcado por dor importante nos primeiros 10 dias e cicatrização final da ferida após 2-3 meses. Apesar de raros, podem ocorrer sangramentos, infecções, estenose (ânus fechado).

Hemorroidectomia cirurgia hemorroida

Hemorroidectomia.

Fonte: ASCRS

  • Grampeamento de hemorróidas (PPH): Um instrumento de grampeamento retira parte do tecido hemorroidario na região final do reto e cria uma linha de grampos fechando a ferida. Apresenta a vantagem de causar menos dor que a cirurgia convencional (hemorroidectomia). Entretanto, o procedimento é mais caro, menos eficaz, geralmente não coberto pelos planos de saúde e pode causar complicações graves, como a fístula retovaginal e a estenose de canal anal.

Hemorroidectomia grampeada PPH

Qual o preço dos tratamentos de hemorroida?

O valor do tratamento depende de quão avançado está o seu quadro hemorroidário e de qual tipo de tratamento você irá necessitar.
O profissional que você escolher e o hospital em que está sendo tratado também influenciam no valor total do tratamento.
Em geral, podemos dizer:

  • Tratamentos minimamente invasivos: a partir de R$ 800 reais, até R$ 8000 reais (valores de 2022).

  • Tratamentos cirúrgicos: a partir de R$ 3000 reais até R$ 12000 reais (valores de 2022).


Nós recomendamos que você passe por consulta com um médico especialista (proctologista) para poder definir melhor qual o tratamento e valor adequdos a você.​

Clique aqui para ver informações de agendamento de consulta com o Dr. Alan Araújo, proctologista da rede MaterDei, e obter um orçamento adequado para o seu caso.

Pare de sofrer com tratamentos pouco efetivos

A maioria das pessoas que estão sofrendo com crises de doença hemorroidaria acabam utilizando diversos tratamentos diferentes e, na maioria das vezes, somente acabam adiando o problema e sofrendo por um período prolongado até procurar ajuda.

O proctologista é o especialista no tratamento das doenças do intestino e do ânus. Uma única consulta pode, muitas vezes:

  • Te dar o diagnóstico correto: isso é muito importante!! É frequente vermos pessoas que estão tratando hemorroidas há muito tempo, mas o diagnóstico é de fissura ou mesmo de um câncer do reto.

  • Te dar as orientações corretas: dependendo de como é o funcionamento do seu intestino, qual é o grau da sua hemorroida, quais medicamentos você faz uso, qual a sua idade, etc, o seu tratamento pode ser totalmente diferente.

  • Fazer o tratamento clínico, minimamente invasivo ou cirúrgico: cada caso é um caso e é possível parar de sofrer com as hemorroidas.

Marque uma consulta agora e pare de sofrer desnecessariamente.

Um recado do Dr. Alan Araújo

A maioria dos pacientes que estão sofrendo com doença hemorroidaria e que passam pela avaliação com o especialista se dizem arrependidos de não terem procurado uma consulta médica anteriormente. É comum vermos pessoas sofrendo há 10, 20 ou 30 anos, com sintomas progressivamente piores. Esse perfil de paciente geralmente já utilizou todos os tratamentos disponíveis nas farmácias e seguem sem uma resolução efetiva. A sugestão é passar pela consulta com o especialista e evitar os problemas decorrentes desse problema tão comum na população.

Fontes bibliográficas

- 2022. THD procedure and HALO treatment for piles / haemorrhoids. [online] Available at: <https://www.colorectalcentre.co.uk/thd_halo_procedure_for_piles.html> [Accessed 14 July 2022].
- Cleveland Clinic. 2022. Anal Fissures: Causes, Symptoms, Treatment & Prevention. [online] Available at: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/13177-anal-fissures> [Accessed 14 July 2022].
- Cleveland Clinic. 2022. Hemorrhoids Treatment, Symptoms, Causes, Prevention. [online] Available at: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15120-hemorrhoids> [Accessed 14 July 2022].
- Emedicine.medscape.com. 2022. Hemorrhoids: Background, Anatomy, Etiology and Pathophysiology. [online] Available at: <https://emedicine.medscape.com/article/775407-overview> [Accessed 14 July 2022].
- LLC, M., 2022. Hemorrhoid Treatment - Monmouth Digestive Health LLC. [online] Monmouth Digestive Health LLC. Available at: <https://monmouthdigestivehealth.com/hemorrhoid-treatment-1> [Accessed 14 July 2022].
- M.iliveok.com. 2022. Anoscopy: what is this procedure, how is it carried out?. [online] Available at: <https://m.iliveok.com/health/anoscopy_105673i15989.html> [Accessed 14 July 2022].
- Mayo Clinic. 2022. Rubber band ligation of hemorrhoid. [online] Available at: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hemorrhoids/multimedia/rubber-band-ligation-of-hemorrhoid/img-20007751> [Accessed 14 July 2022].
- Mayoclinic.org. 2022. Hemorrhoids - Diagnosis and treatment - Mayo Clinic. [online] Available at: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hemorrhoids/diagnosis-treatment/drc-20360280> [Accessed 14 July 2022].
- Rubbini, M. and Ascanelli, S., 2019. Classification and guidelines of hemorrhoidal disease: Present and future. World Journal of Gastrointestinal Surgery, 11(3), pp.117-121.
- Utswmed.org. 2022. Treating hemorrhoidal disease: Conservative vs. surgical approaches | Digestive | UT Southwestern Medical Center. [online] Available at: <https://utswmed.org/medblog/best-ways-to-treat-hemorrhoids/> [Accessed 14 July 2022].
- Youtube.com. 2022. PPH Procedure Animation | Stapled Hemorrhoid Surgery. [online] Available at: <https://www.youtube.com/watch?v=lyN2JbS_O1E&ab_channel=Ethicon> [Accessed 14 July 2022].

Aviso legal

A Fluid Coloproctologia - Dr. Alan Araújo se dedica a garantir atendimento de alta qualidade ao paciente, avançando na ciência, prevenção e gerenciamento de distúrbios e doenças do cólon, reto e ânus. O conteúdo aqui presente é inclusivo, mas não prescritivo. Seu objetivo é fornecer informações sobre doenças e processos, em vez de ditar uma forma específica de tratamento. Destinam-se ao uso de todos os profissionais de saúde e pacientes que desejam informações sobre o manejo das condições abordadas. Deve-se reconhecer que esta página não deve ser considerada como inclusiva de todos os métodos adequados de tratamento ou excluindo métodos de tratamento razoavelmente direcionados para obter os mesmos resultados. O julgamento final sobre a propriedade de qualquer procedimento específico deve ser feito pelo médico à luz de todas as circunstâncias apresentadas pelo paciente individual.

Conheça o Dr. Alan Araújo

A melhor forma de conhecermos o trabalho de alguém é vendo o que as pessoas que foram tratadas anteriormente têm a dizer. 

Médico, cirurgião, coloproctologista, colonoscopista

 

🎓 Graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

⛳ Pós-graduação lato sensu em Gestão do Cuidado de Saúde da Família pela UFMG.

😷 Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Odilon Behrens.

😷 Residência médica em Coloproctologia pelo Instituto de previdência dos servidores do estado de Minas Gerais.

📜 Mestrado em andamento em Cirurgia pela UFMG.

 

Formação no exterior:

🇺🇸 Clerkship in Post operative intensive care unit - Chicago - Illinois (duração: 10 semanas).

🇺🇸 Observership in colorectal surgery Cleveland Clinic Ohio (duração: 5 semanas).

Atualmente:

🇺🇸 Membro-candidato da American Society of Colon and Rectum Surgeons (FASCRS)

Hospital MaterDei Contorno Dr. Alan Araújo

Cirurgias: Hospital MaterDei Contorno

Consultório particular Santo Agostinho

Atendimento particular, opções de consultas de 40 minutos, 1 hora, 1h30, 2 horas.

Rua dos Aimorés, 3140 - Belo Horizonte - MG, 30140-073

Tel e WhatsApp: (31) 97196-4010

Consultório particular Nova Lima
Atendimento particular, opções de consultas de 40 minutos, 1 hora, 1h30, 2 horas.

Alameda Oscar Niemeyer, 420 - 5º andar Sala 501 - Vale do Sereno, Nova Lima - MG, 34006-049

Tel e WhatsApp: (31) 97196-4010

Consultório MaterDei - Mais Saúde

Atendimento a todos os convênios aceitos no MaterDei Santo Agostinho

R. Bernardo Guimarães, 2785 - Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, 30140-085

Tel: (31) 3339-9595

Produzido por Fluid Saúde - Dr. Alan Araújo - 2022.

Todos os direitos reservados.

bottom of page